O Dilema das Redes
O documentário nos mostra como essas redes sociais e
aplicativos influência constantemente o nosso cotidiano. Nos mostra como as
notícias e as Fake News influenciam em nossas decisões de roupa, estilo,
personalidade e de democracia que queremos em nossas vidas.
A frase dita no documentário, “Se você não paga pelo
produto, o produto é você”, é uma frase bastante espalhada entre as empresas de
tecnologia. A ideia de todos sermos produtos é baseada no fato de que nossos
dados são o que tem de mais valioso no modelo de negócios das empresas de tecnologia.
A manipulação do algoritmo é falada no documentário. As
empresas lucram com os dados dos usuários, e os usuários recebem apenas conteúdo
que eles gostam. Mas na prática, isso não é uma troca muito justa, segundo os
especialistas. Isso porque para manter os usuários conectados por muito tempo,
os algoritmos fazem o que for preciso. A ética costuma passar longe das
decisões que os sistemas tomam.
Esse tipo de precisão do algoritmo pode prejudicar o usuário em dois níveis: o pessoal e o social.
- Pessoal: O documentário expõe a possibilidade das pessoas se viciarem nas redes sociais de uma maneira comparável ao uso de drogas.
- Social: os sistemas de inteligência artificial podem ajudar na divulgação de notícias falsas e teorias da conspiração, facilitando a manipulação política. Além disso, mostrando para os usuários apenas aquilo que eles gostam, as redes sociais criam também bolhas sociais, dividindo cada vez mais a sociedade.
É um documentário muito interessante, recomendado para todos assistirem por falar de um assunto atual e muito importante.
Comentários
Postar um comentário