O Dilema das Redes


O dilema das redes é um documentário da Netflix, que foi lançado em 2020. Nesse documentário é reunido ex-funcionários e executivos de empresas como a Google, Facebook, Twitter, Pinterest e Instagram para falar sobre os perigos e fatores negativos que as redes sociais e aplicativos causam aos usuários.

O documentário nos mostra como essas redes sociais e aplicativos influência constantemente o nosso cotidiano. Nos mostra como as notícias e as Fake News influenciam em nossas decisões de roupa, estilo, personalidade e de democracia que queremos em nossas vidas.

A frase dita no documentário, “Se você não paga pelo produto, o produto é você”, é uma frase bastante espalhada entre as empresas de tecnologia. A ideia de todos sermos produtos é baseada no fato de que nossos dados são o que tem de mais valioso no modelo de negócios das empresas de tecnologia.

A manipulação do algoritmo é falada no documentário. As empresas lucram com os dados dos usuários, e os usuários recebem apenas conteúdo que eles gostam. Mas na prática, isso não é uma troca muito justa, segundo os especialistas. Isso porque para manter os usuários conectados por muito tempo, os algoritmos fazem o que for preciso. A ética costuma passar longe das decisões que os sistemas tomam.

Esse tipo de precisão do algoritmo pode prejudicar o usuário em dois níveis: o pessoal e o social.

  • Pessoal: O documentário expõe a possibilidade das pessoas se viciarem nas redes sociais de uma maneira comparável ao uso de drogas.
  • Social: os sistemas de inteligência artificial podem ajudar na divulgação de notícias falsas e teorias da conspiração, facilitando a manipulação política. Além disso, mostrando para os usuários apenas aquilo que eles gostam, as redes sociais criam também bolhas sociais, dividindo cada vez mais a sociedade.

É um documentário muito interessante, recomendado para todos assistirem por falar de um assunto atual e muito importante.

Comentários