Criptomoedas

 


O que é?

Criptomoeda é um tipo de dinheiro, como as moedas que usamos, mas com a diferença de ser totalmente digital. E ela não é emitida por nenhum governo.

As criptomoedas foram descritas pela primeira vez em 1998 por Wei Dai, que sugeriu usar a criptografia para controlar a emissão e as transações realizadas com um novo tipo de dinheiro. Isso dispensaria a necessidade da existência de uma autoridade central, como acontece com as moedas convencionais.

As criptomoedas podem ser usadas com as mesmas finalidades do dinheiro físico. As três principais funções são:

  • Servir como meio de troca, facilitando as transações comerciais;
  • Reserva de valor, para a preservação do poder de compra no futuro;
  • Unidade de conta, quando os produtos são precificados e o cálculo econômico é realizado em função dela.

 

Como funciona a variação de preço?

O preço das moedas digitais varia segundo a lei da oferta e da demanda. Nas épocas em que as criptomoedas ganham mais atenção, é normal que elas sejam mais procuradas pelos investidores, o que amplia o volume de compras e, consequentemente, os preços tendem a subir.

 


Principais criptomoedas

Embora o Bitcoin seja a moeda digital mais conhecida, existe uma variedade de outros tipos, com características distintas.

  • Bitcoin

É a mais conhecida das moedas digitais. É o primeiro sistema de pagamentos global totalmente descentralizado. Foi desenhado em 2008, em meio à crise financeira global iniciada no mercado americano de hipotecas, com o objetivo de substituir o dinheiro de papel, além de eliminar a necessidade da presença de bancos para intermediar operações financeiras.

  • Ethereum

Existem algumas semelhanças, mas também diferenças, entre o Bitcoin e o Ethereum. A moeda digital original se chamava Ether. Mas, em 2016, um hacker encontrou uma falha no sistema e por ela conseguiu roubar o equivalente a US$ 50 milhões em Ether. Diante de dúvidas sobre o que seria do futuro da moeda, a comunidade que a mantinha optou por criar uma nova rede.

Originalmente, o Ether não foi criado para ser uma moeda digital. A ideia era que se tornasse algo para recompensar os desenvolvedores, pelo uso da plataforma Ethereum em seus projetos. Ela é uma plataforma descentralizada utilizada para executar “contratos inteligentes”, que são operações realizadas automaticamente quando certas condições são cumpridas.

 

Fonte: https://www.infomoney.com.br/guias/criptomoedas/

Comentários